Domingo, 05 Dezembro 2021
Égua, mano!
Entretenimento. Esqueça o resto.
DIA MUNDIAL DO ESCRITOR ESCRITOR LIVROS LEITURA

Veja 9 escritores do Amapá que valem a pena a leitura

De poemas a romances, escritores locais esbanjam criatividade em obras inspiradoras; conheça.

Jessica Alves - 13 de Outubro de 2020

A literatura no Amapá tem a sua força e prova disso é a valiosa leva de escritores de várias gerações, que esbanjam criatividade seja com poesias, romances, contos, entre outros seguimentos. 

A arte de escrever aflora nas mentes deles e assim entregam em suas linhas verdadeiras obras inspiradoras, que valem a pena ser conferidas.

Em comemoração ao Dia Mundial do Escritor, celebrado em 13 de outubro, o Portal Égua, mano! selecionou 9 escritores amapaenses de diferentes gerações e estilos que se destacam pelo talento na literatura. Confira!

1 - Alcinéa Cavalcante

Macapaense, Alcinéa Cavalcante é filha do poeta Alcy Araújo Cavalcante com a professora Delzuite Cavalcante. E o talento para a escrita surgiu cedo, aos 10 anos de idade. Seus poemas já eram publicados em jornais e revistas do Amapá, quando ela tinha apenas 11 anos. 

Professora por formação, Alcinéa também é jornalista e poeta. Tem vários livros publicados e participação em diversas antologias e coletâneas. Com isso, foi diversas vezes premiada e reconhecida no Amapá, Brasil e até exterior. 

Entre as principais obras estão “Poemas do Amor Sofrido”, “Estrela Azul”, “Varal” e “Paisagem Antiga”. Adquira AQUI.

Veja 9 escritores do Amapá que valem a pena a leitura

Foto: Reprodução/Alcinéa Cavalcante

2 - Fernando Canto 

Escritor, sociólogo por formação e doutor em sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Fernando Canto trabalha na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e lá foi responsável por projetos na área de comunicação e literatura. 

Sua jornada literária iniciou ainda na adolescência, quando começou escrevendo letras de música e partiu para outros gêneros, como romances e poesias.

Entre as suas principais obras publicadas estão “O bálsamo: e outros contos insanos” e “Adoradores do Sol-novo Textuário do Meio do Mundo”. Adquira AQUI.

Veja 9 escritores do Amapá que valem a pena a leitura

Foto: João Canto

3 - Paulo Tarso Barros

Nasceu em Vitória do Mearim (MA) e mora no Amapá desde os anos 80. Aos 13 anos começou a escrever e logo aos 14 já foi reconhecido por jornais maranhenses, onde teve os primeiros poemas publicados. 

Paulo Tarso publicou mais de dez livros de poemas, romances, contos e foi bastante premiado; também está em 13 antologias do Amapá e também nacionais; 

É integrante da Academia Arariense-vitoriense de Letras (AVL), da União Brasileira de Escritores (UBE – São Paulo) e da Associação Amapaense de Escritores (APES). Adquira AQUI.

Veja 9 escritores do Amapá que valem a pena a leitura

Foto: Reprodução/Facebook

4 - Marvin Cross

Aos 34 anos, o escritor Marvin Cross, que nasceu no Maranhão mas vive desde a infância no Amapá, é um dos destaques da nova geração. Possui três livros publicados em formato físico, e oito e-books. 

Ele é professor de língua inglesa formado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Um de seus trabalhos mais recentes é a série “Desapaixonante”, volumes 1 e 2, uma comédia dramática sobre paixões, amizades e relacionamentos. 

É autor também de “Missão Poesia”, coletânea de poemas cristãos que fala sobre fé em Deus e a relação com o homem. Adquira AQUI.

Veja 9 escritores do Amapá que valem a pena a leitura

Foto: Divulgação

5 - Lara Utzig

A história de Lara Utzig com a literatura começou ainda na infância, quando aos 8 anos começou a escrever poemas. A arte sempre pulsou firme e suas inspirações também chegaram a música, como cantora e compositora. 

Na internet, criou o blog Mensagem Efêmera para compartilhar sua poesia que resultaram no seu recém-lançado livro, “Efêmera”. 

Lara fez parte dos grupos literários Poemas de Quinta e Pena & Pergaminho e é professora de inglês. Leia mais os poemas AQUI.

Veja 9 escritores do Amapá que valem a pena a leitura

Foto: Reprodução/Instagram

6 - Tiago Quingosta 

Advogado por formação, Tiago Quingosta também é poeta e tem obras inspiradas em escritores românticos, naturalistas, simbolistas e surrealistas.

Com mais de 11 anos de carreira, já publicou mais de 1,5 mil poemas, escritos em português, inglês, francês e espanhol. Também possui contos e seu estilo literário aborda temas como amor, morte e sexo.

Ele teve poesias suas selecionadas/publicadas na Antologia Poética 2012, da editora Vivara e na Antologia Brasilidades. Adquira AQUI.

Veja 9 escritores do Amapá que valem a pena a leitura

Foto: Divulgação

7 - Elielson Júnior

Diretor, produtor e escritor, o amapaense Elielson Júnior atualmente vive no Rio de Janeiro. O autor de “A Anfitriã” e “O Anfitrião”, planeja mais dois livros para serem lançados. 

Desde 2015, Elielson vive na capital carioca, cursando Cinema e Audiosivual. O primeiro livro, “A Anfitriã” foi escrito quando ele tinha 18 anos. Adquira AQUI.

Veja 9 escritores do Amapá que valem a pena a leitura

Foto: Reprodução/Instagram

8 - Yueh Fernandes

A escritora Yueh Fernandes, de 27 anos, se inspira no sobrenatural e misterioso para compor as suas obras. Morando há 6 anos em Belo Horizonte (MG), a jornalista amapaense tem livros publicados sobre horror, vampiros, monstros e outros temas aterrorizantes. 

Apesar de amar escrever desde a infância, foi somente em 2018 que de fato começou a trabalhar com literatura. Seu romance de estreia foi “Asas Escuras” e também publicou os suspenses “Alvorada” e “O Ciclo do Sonho”. 

Yueh também lançou recentemente o romance “Contos Eróticos para Mulheres Adultas”. Adquira AQUI.

Veja 9 escritores do Amapá que valem a pena a leitura

Foto: Andrew Oliveira

9 - Andrew Oliveira

Com apenas 26 anos, o escritor amapaense Andrew Oliveira já mostra termas fortes como vício, sexo e depressão na obra “Vazio da Forma”.

O macapaense vive em São Paulo há quatro anos, e além de escritor também é fotógrafo, com formação em Belo Horizonte (MG). Ele também lançou recentemente a coletânea de poemas “Santuário”. Adquira AQUI.

Veja 9 escritores do Amapá que valem a pena a leitura

Foto: cherrymayfair

 

Compatilhe no Facebook
Compatilhe no Twitter
Publicidade