Terça, 24 Novembro 2020
Égua, mano!
Entretenimento. Esqueça o resto.
CINEMA AUDIOVISUAL FILME AÇAÍ FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA 2020

Filme amapaense “AÇAÍ” ganha prêmio no 43° Festival Guarnicê de Cinema

Curta-metragem foi escolhido o “Melhor filme eleito por júri popular” e a "Melhor Trilha Sonora Original" em um dos festivais mais tradicionais de cinema do país.

Paula Monteiro - 27 de Outubro de 2020

O audiovisual amapaense está em festa. O filme “AÇAÍ” (direção de André Cantuária) acaba de ser premiado no 43° Festival Guarnicê de Cinema 2020, como “Melhor filme eleito por júri popular” e também "Melhor Trilha Sonora Original". A produção concorreu na categoria Mostra Competitiva Nacional de Curta Metragem em um dos festivais de cinema mais importantes do país.

Filme amapaense “AÇAÍ” ganha prêmio no 43° Festival Guarnicê de Cinema

A solenidade de premiação  foi transmitida ao vivo pela TV UFMA e pelo canal do festival no YouTube, nesta sexta-feira (26). O curta “AÇAÍ” conta a saga de Dionlenon, um homem de 30 anos que está acostumado com a vida que leva ao lado da mãe, com quem mora numa periferia de Macapá. Ele sai em busca de dois litros de açaí para almoçar, mas não conta com uma viagem tão distante e cheia de imprevistos. A ficção é classificação livre e possui 18 minutos de duração.

"Estou muito feliz! Imensamente feliz de levar o nome do nosso estado a nível nacional no cinema. Esses prêmios são de toda a equipe que engrossou esse "açaí", uma conquista para o audiovisual amapaense. É possível fazer cinema no extremo norte desse país e levamos um dos prêmios mais importantes do festival. Acredito que seja a primeira conquista de muitas que virão", disse André. 

O filme conta com um elenco genuinamente amapaense com artistas já conhecidos no segmento, feras como: Joca Monteiro, Paulo Bastos, Deize Pinheiro, Rute Xavier, Naldo Martins, entre outros. A produção fica por conta de André Cantuária (Direção); Jhenni Quaresma (Produção Executiva); Sandro Romero (Roteiro) e Rafael Aleixo (Produção).

Filme amapaense “AÇAÍ” ganha prêmio no 43° Festival Guarnicê de Cinema

“AÇAÍ” foi o único representante do Amapá e um dos poucos da Região Norte. A ideia original do curta foi criada pelos alunos da Escola Estadual Raimunda dos Passos, localizada no bairro Novo Horizonte (Zona Norte de Macapá), junto com a Jhenni Quaresma, por meio do Cine Perifa.

Filme amapaense “AÇAÍ” ganha prêmio no 43° Festival Guarnicê de Cinema

O festival foi realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão e promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC). Confira a lista completa da premiação AQUI.

Filme amapaense “AÇAÍ” ganha prêmio no 43° Festival Guarnicê de Cinema

 

Fotos: Jonathan Sansi e Mario Garavello

Compatilhe no Facebook
Compatilhe no Twitter
Publicidade