Domingo, 05 Dezembro 2021
Égua, mano!
Entretenimento. Esqueça o resto.
TEATRO ARTES CÊNICAS ATOR

Cia de Artes Tucuju comemora 10 anos de teatro com live especial

Grupo apresentará espetáculo “Patativas Tucujus” neste sábado (27), às 20h.

Por Redação - 27 de Março de 2021

Parece que foi “ontem” que um grupo de estudantes do ensino médio, onde participavam de um projeto teatral da escola, tiveram a ideia de mostrar o talento dos jovens tucujus em cima dos palcos, mas já se passaram 10 anos! Neste sábado (27), a Cia de Artes Tucuju comemora uma década de contribuição ao teatro amapaense com uma live super especial.

O grupo liderado pelo ator e produtor cultural Jhou Santos apresentará o espetáculo “Patativas Tucujus” neste sábado (27), às 20h, pela internet. A peça teatral foi inspirada na obra do poeta Patativa do Assaré. A atividade também marca o Dia Mundial do Teatro, comemorado hoje, 27 de março.

Cia de Artes Tucuju comemora 10 anos de teatro com live especial

Abertura de processo do espetáculo “Patativas Tucujus”, no Sesc Araxá. Foto: Josimar Nascimento. 

A programação deste sábado, encerra a III Semana Amapaense de Teatro, um evento realizado pelo CAPTTA (Coletivo de artistas, produtores e técnicos em teatro do estado do Amapá). Durante a live, será exibido um vídeo com os melhores momentos da trajetória dos jovens atores, incluindo trabalhos que renderam importantes conquistas e premiações.

Cia de Artes Tucuju comemora 10 anos de teatro com live especial

O Auto da Estrela Guia, na 1ª Semana Amapaense de Teatro. Foto: Josimar Nascimento.

Histórico

A Cia de Artes Tucuju nasceu em 2011 com um grupo de estudantes do ensino médio, que faziam um projeto teatral na Escola Estadual Esther da Silva Virgolino ofertado pelo Sesc Amapá, na capital amapaense.

Com o término do curso, os alunos Jhou Santos e Lorrana Maciel, que já eram atuantes no teatro amapaense, resolveram criar e coordenar a companhia e estabeleceram como principal característica ser um grupo de jovens coordenados por jovens.

Cia de Artes Tucuju comemora 10 anos de teatro com live especial

Primeiro espetáculo do grupo, “O Sertão por patativa”. Foto: Arquivo pessoal. 

Em 2012, aconteceu a mudança de nome do grupo, o novo nome foi escolhido em homenagem ao estado do Amapá, como explica o ator fundador do grupo e produtor cultural, Jhou Santos. 

“Eu iniciei nos projetos de teatro de bairro em 2007 e até 2011 já tinha feito trabalhos em alguns grupos. Nessa passagem, percebi que os atores eram jovens e sem muita experiência e, isso, nos impulsionou a criarmos um grupo só de jovens. Porque foi a necessidade de nos organizar e brigar por um espaço no cenário teatral amapaense”, conta.

Cia de Artes Tucuju comemora 10 anos de teatro com live especial

Jhou Santos é um ator e produtor cultural versátil que promove o teatro amapaense com muita paixão. Foto/mosaico: Josimar Nascimento e Jhou Santos. 

Ao longo de uma década, o grupo já teve várias formações e da formação inicial só restou Jhou Santos. A formação em atividade hoje é composta por seis jovens artistas, são eles: Jhou Santos (desde 2011), Jéssica Ataíde (desde 2013), Ingrid Ranna (desde 2014), Adalton Baia (desde 2017), Caique Sampaio (desde 2018) e Juliana Monteiro (desde 2018).

Cia de Artes Tucuju comemora 10 anos de teatro com live especial

Da esquerda para a direita: Ingrid Ranna, Jhou Santos e Adalton Baia. Foto: Arquivo pessoal. 

“Integrar a Cia de Artes Tucuju hoje, primeiramente é um ato de resistência, avaliando todo o contexto do cenário que a gente vivencia atualmente, é persistir mesmo tudo estando mais difícil do que antes- é um ato de amor àquilo que a gente faz, que é fomentar arte e enriquecer a cultura amapaense”, declara Jéssica Ataíde, 23 anos, que está na companhia desde 2013 e iniciou no teatro em 2012.

Cia de Artes Tucuju comemora 10 anos de teatro com live especial

Da esquerda para a direita: Juliana Monteiro, Jéssica Ataíde e Caique Sampaio. Foto: Arquivo pessoal. 

Conquistas

A Cia de Artes Tucuju realizou peças marcantes ao longo de seus 10 anos de existência. Entre os destaques estão “Oração”, “Nós entre Nós”, de 2016, que proporcionou a participação na 26ª Mostra de Teatro de Santarém, no Pará, e foi o grande destaque na III Edição do Festival Curta Teatro, além de “Patativas Tucujus”. 

Cia de Artes Tucuju comemora 10 anos de teatro com live especial

Espetáculo “Nós entre Nós”, na Mostra Competitiva do III Festival Amapaense Curta Teatro. Foto: Josimar Nascimento. 

“Hoje, nessa data simbólica, a gente percebe que conseguimos conquistar esse espaço e isso é fruto de muita luta. Apesar de ser só 10 anos, quando a gente recapitula, a gente percebe que fizemos muitas coisas, e avalia que trabalhamos muito para conquistar um pedacinho de espaço. Gratidão a todos que passaram e contribuíram, gratidão aos que ficaram e confiaram neste trabalho, neste teatro de grupo que com todos os obstáculos nos desafiamos a fazer. Que muitos outros grupos surjam, que os que hoje resistem não morram. Viva o teatro do norte do Brasil, viva o teatro amapaense!", agradece.

 

Foto/capa: Josimar Nascimento. 

Compatilhe no Facebook
Compatilhe no Twitter
Publicidade